Tema tratado recentemente no Fantástico e muito interessante, porque é pouco discutido, apresenta consequências importantes na vida da mulher.
A vulvodínia é uma dor crônica na vulva que não afeta apenas a vida sexual da mulher, mas também suas atividades de vida diária, pois algumas vezes a própria costura da roupa pode ser um gatilho de disparo da dor. 😔
➡ Quais são os sintomas?
Queimação e irritação na área genital. A dor pode ser constante ou ocasional e durar meses ou até mesmo anos, depois desaparecer de modo tão repentino quanto começou.
➡ Não há uma cura, mas o tratamento pode diminuir ou eliminar os sintomas, e a mulher ter uma vida normal. Desse modo, o tratamento inclui evitar agentes irritantes, como roupas apertadas, perfumes e corantes. Também é preciso evitar atividades abrasivas, como ciclismo. Vale ressaltar que vários estudos citam a fisioterapia pélvica como um importante aliado no tratamento dessa condição tão complexa na vida das pacientes.
Converse com um ginecologista e fisioterapeuta pélvico de confiança para o diagnóstico preciso e melhora da sua saúde e qualidade de vida! 😉